Nesta reunião a equipe realizou teste tátil-visual no solos das 3 covas cavadas para identificar o solo que estávamos lidando. O teste é realizado sem auxilio de nenhum equipamento ou laboratório. O teste consiste na mistura uma pequena quantidade de solo com água, sabe-se que:
• as areias são ásperas ao tato, apresentam partículas visíveis a olho nu e permitem muitas vezes o reconhecimento de minerais;
• o silte é menos áspero do que a areia, mas perceptível ao tato. Entre siltes grossos e areia fina, a distinção é praticamente impossível, a não ser com o auxílio de outros testes;
• as argilas, quando misturadas com água e trabalhadas entre os dedos, apresentam uma semelhança com pasta de sabão escorregadia; quando secas, os grãos finos das argilas, proporcionam ao tato.
Testes e resultados:
- O primeiro teste foi o teste do tato onde esfrega-se uma massa de solo umida e homogeneizada entre os dados para observar a existência de grãos de areia. Resultado: do primeiro teste foi a identificação de um solo parcialmente argiloso-arenoso.
- Resistência do solo seco: Torrões de solo, medir a resistência com a pressão dos dedos. Argilas são resistentes a pressão dos dedos; os Siltes, ao contrário, são menos resistentes e se pulverizam quando quebradas; e as areias nem formam torrões. Resultado: solo parcialmente arenoso.
- Plasticidade: Moldar bolinhas de solo úmido. Argilas são moldáveis enquanto as areias não são moldáveis. Resultado: Argiloso, pois foi moldável.
- Dispersão em água: Misturar uma porção de solo seco com água em um recipiente transparente, agitando-o. Resultado: demonstra característica dos dois tipos de solos, predominante arenoso.
- Impregnação: esfregar uma pequena quantidade de solo úmido na palma da mão, colocar a mão aberta debaixo da torneira e observar a facilidade com que a palma da mão fica limpa. Resultado: Solo siltoso, pois ao lavar a mão teve que ser feito uma certa fricção para retirar o solo.
- Dilatância: permite obter uma informação sobre a velocidade de movimentação da água dentro do solo. Coloca-se uma pasta úmida (saturada) de solo sobre a palma de uma das mãos, bate-se vigorosamente a lateral dessa mão contra a outra. Deve-se observar o aparecimento de uma lâmina d'água na superfície do solo e o tempo para a ocorrência. Resultado: aparecimento rápido de água na superfície, logo arenoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário